O TIRO SAIU PELA CULATRA

Foto Nixon
Em 2010 protocolamos requerimento junto à Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira. No entanto, referido requerimento não foi apreciado e sequer recebemos uma resposta sobre nossa pretensão, motivo pelo qual mais uma vez protocolamos o requerimento no começo do ano de 2011 cuja Edilidade estava sob nova administração, o que também nada adiantou, pois até a presente data o nosso requerimento não foi apreciado e continuamos sem uma resposta, que tivesse um agradecimento, a comunicação de que o pedido é juridicamente impossível ou então que o mesmo fere a moral e os costumes da cidade. 
 
Em nossa breve apresentação contida no documento mencionado, consignáva-mos que não estávamos atuando em causa própria, mas que é nosso dever, se não, como vereador e representante do povo gabrielense, mas de cidadão comum no gozo dos seus direitos civis e políticos regulares e nesta condição buscamos a realização da justiça que deve ser um dever e uma obrigação de todos.
 
Dissemos que ao longo desses anos presenciamos inúmeras vezes o Poder Legislativo e às vezes por iniciativa do próprio Poder Executivo conferir mediante decreto legislativo diplomas de cidadãos gabrielenses, especialmente a autoridades militares que ficam por tempo determinado, apenas 2 anos, sob a justificativa de prestação de relevantes serviços à comunidade gabrielense, o que é justo. Entretanto, temos  presenciado que inúmeras pessoas, filhos ou não desta terra, também prestadoras de relevantes serviços à nossa comunidade, e, portanto, merecedores do reconhecimento por parte do nosso povo, que é muito grato.
 
Deste modo, destacamos com absoluta e merecida singularidade, o trabalho realizado pelos armadores (que segundo o novo dicionário Aurélio 2010. Trata-se de “pessoa ou firma que, à sua custa, equipa, mantém e explora comercialmente embarcação mercante, podendo ser ou não o seu proprietário”), que de ano a ano, com chuva ou temporal, de pouco sol ou sob sol escaldante,  com rio cheio ou seco, com navegabilidade excelente ou mesmo precária, onde durante a seca as dificuldades naturalmente são redobradas em todos os sentidos, emegindo-se por todos os lados bancos de areia e pedras, tornando o canal (termo usado nesta região para designar o local por onde deve passar a embarcação) mais estreitos e perigosos,  como vimos no ano que se passou, o que foi apenas uma repetição de outros anos, transportando passageiros e cargas e com a responsabilidade de não indireta, mas diretamente contribuir juntamente com os poderes constituídos, onde destacamos as ações do governo federal, estadual e do governo municipal, uma vez que sem os “balseiros ou barqueiros” como dizem os militares, ficaria muito difícil, senão impossível, promover o crescimento e desenvolvimento deste município, que apesar de sua difícil localização física e geográfica, com muitas corredeiras e sêca do rio que se estende por boa parte do ano, ainda assim se apresenta como um dos municípios mais importantes e prósperos do Amazonas.
 
Neste sentido e com o objetivo de se buscar a realização da justiça, prestigiando os armadores mais antigos em atividade, que fosse indicado para o  reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município e sua população à empresa TANAKA NAVEGAÇÃO LTDA, na pessoa de seus titulares, o Sr. ANTÔNIO TANAKA DOS SANTOS, Sr. ARMANDO TANAKA DOS SANTOS e FRANCISCO TANAKA DOS SANTOS que desde 1993 navegam para esta localidade transportando cargas e passageiros. Da mesma forma,  indicamos o titular da empresa R. A. MARTINS, o Sr. RICARDO ALMEIDA MARTINS e o titular da  empresa CAPRICHO DE DEUS, o Sr. CARLOS ALMEIDA MARTINS, que navegam para São Gabriel da Cachoeira há aproximadamente 20 anos, onde especializaram-se no transporte de cargas, conferindo-lhes o merecido titulo de cidadãos gabrielenses pelos relevantes serviços prestados à comunidade gabrielense.
 
Tenho Certeza, que a presente iniciativa representa legítimo interesse popular e a sociedade gabrielense representada dignamente pelos Senhores Vereadores, estará orgulhosa com tão nobre ato do Poder Legislativo gabrielense, que embora sabendo que tem como função precípua de legislar, estará reconhecendo os relevantes serviços prestados pelas pessoas acima mencionadas bem como estará praticando importante ato de justiça, aliás, de merecida justiça!  Não tenho dúvidas de que  no dia que o Plenário da Câmara precisar apreciar a matéria, o Plenário se manifestará favorável por unanimidade, o que ainda não ocorreu apesar do tempo decorrido desde à apresentação da nossa primeira indicação feita em 2010, porque a matéria simplesmente não tramitou com a mesma prioridade de outrora em casos semelhantes, o que é perfeitamente compreensível, mas constitui-se ato de injustiça, pessoal e a pessoalidade é um fato totalmente repudiado pela Constituição Federal quando trata dos atos da administração pública.
 
Ainda e a título de contribuição, sugerimos, que seja constituída uma comissão para estudar a possibilidade de conferir TITULO DE CIDADÃO ou mesmo de HONRA AO MÉRITO  a outras pessoas que já prestaram relevantes serviços a nossa comunidade, certamente, restarão inúmeras pessoas (políticos, comerciantes, religiosos, dentre outros e muitos cidadãos comuns)  tão merecedoras quanto as pessoas que prestam relevantes serviços ao povo gabrielense, pois assim sendo estará o Poder Legislativo não só praticando ato de reconhecimento e de justiça, mas escrevendo uma importante página na história recente deste município.
 
Como a homenagem e o reconhecimento ainda não chegou, homenageamos através do JORNAL O POVO, todos os armadores que navegam pelo Rio Negro, especialmente os TANAKAS que conceberam o projeto e construíram a DIAMANTINA, o expresso da TANAKA NAVEGAÇÕES e para deleite e apreciação dos velhos e novos amigos que estarão juntos no ano que vem devido o ano eleitoral que tem o poder  extraordinário de unir os velhos e novos amigos, as famílias,  onde os cristãos ficam mais religiosos e presentes em todas as celebrações, onde a prepotência dar lugar a simplicidade e o rico fica pobre e quer com ele edificar um projeto milagroso e ambicionário para transformar a vida de todos, onde o pobre e as famílias mais simples possam ter uma vida mais digna e feliz.
 
E enquanto, a homenagem,  o reconhecimento e o ano eleitoral não chega, oferecemos para simples deleite, como já dissemos, uma pequena homenagem a todos os armadores, a todas as pessoas que utilizam o Rio Negro e seus afluentes, que são as “estradas deste lugar”, a todas as pessoas que a cada dia ou a cada oportunidade ficam ainda mais encatadas com a beleza e singularidade  da nossa fauna e flora presentes como adornos do nosso majestoso Rio Negro, eis então a nossa homenagem:

TRIBUTO À DIAMANTINA
(Nixon Braga)
 
O BARCO QUE ME LEVA ATÉ VOCÊ,
TEM UM NOME... DIAMANTINA!
 
UMA PEDRA PRECIOSA, DO ORIENTE, TÃO FORMOSA,
QUE DESLIZA... FEITO ÁGUIA NO AR!
 
NA POPA, UMA IMENSA CACHOEIRA,
FORMANDO UM BRANCO-NEVE...CHAMPANHE NO AR!
PARECE QUE O CÉU FICOU MAIS BAIXO... UM MOTIVO PRA COMEMORAR!
 
NA PROA,
ELA CORTA O RIO NEGRO,
A CADA MANOBRA UM DESAFIO, OS NOSSOS RIOS... ESTRADAS DESTE LUGAR!
 
ENTARDECEU E O SOL SE PÔS,
A NOITE CHEGOU... SEM AVISAR.
 
NO CÉU UMA DOCE COMPANHIA,
A LUA TÍMIDA ANUNCIA... VAMOS TER LUAR!
 
AINDA É NOITE, MADRUGADA, O CÉU LINDO, ESTRELADO, A PRIMEIRA PARADA,
BARCELOS.... A PRIMEIRA CAPITAL!
 
AMANHECEU, ESTOU ACORDADO,
ALVORADA SURGE DO NADA,
QUE DIA LINDO... VOU TE ENCONTRAR!
 
A NOSSA PAISAGEM EXUBERANTE, SINGULAR, NÃO TEM IGUAL,
FLORESTAS, RIOS, PARANÁS, PRAIAS, MUITOS PÁSSAROS... O CABOCLO VAI PESCAR!
 
EM POUCO TEMPO, UMA CRUZ CURVADA NO ALTO DA IGREJA,
UM SIMBOLO DOS CRISTÃOS, SANTA ISABEL DO RIO NEGRO,
É NOSSA SEGUNDA PARADA... ACABAMOS DE CHEGAR!
 
PEDRAS, SERRAS E CACHOEIRAS,
FAUNA E FLORA FASCINANTES,
UM LUGAR NUNCA VISTO ANTES,
DIAMANTINA, INCANÇÁVEL... VAI CHEGAR!
 
ESSAS COISAS DO ORIENTE EM PLENO OCIDENTE,
UMA ESTRELA CADENTE, PERSEGUINDO O SEU DESTINO,
SOB SOL, COM CHUVA INTENSA, TEMPORAIS MUITO FREQUENTES,
DIAMANTINA... ESTÁ À IMPERAR!
 
NUM TRECHO CONHECIDO, DE PERIGO IMINENTE,
NA PROA UM PRÁTICO MUITO ATENTO, CANAL INCONSEQUENTE,
NO FINAL UM PRESENTE... UM ELDORADO SÓ PRA GENTE!
 
SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA,
NOSSO INÍCIO, MEIO E FIM,
O PICO DA  NEBLINA, BELA ADORMECIDA,
MORRO DA FORTALEZA, BOA ESPERANÇA, AS ESTAÇÕES... VIA SACRA!
 
SÃO TANTAS ETNIAS, CULTURAS E TRADIÇÕES CONSTITUEM... AS MAIORES RIQUEZAS DESTE LUGAR!
     
*Nixon Alberto de Braga Rodrigues é advogado e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Amazonas, sob o n. 3.175.

  ©Nixon Braga - Advogado - Todos os direitos reservados.

Site Criado por: Frank Garcia | Topo