Informações e Histórico de São Gabriel da Cachoeira

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AM


SÍNTESE DAS INFORMAÇÕES


Gentílico: são-gabrielense

Código Municipal: 0040

CEP: 69750-000

Estimativa da População 2010

População estimada 37.300 pessoas

Base Territorial

Área da unidade territorial 109.185 Km²

Representação Política 2006

Eleitorado 19.913 Eleitores

Produto Interno Bruto dos Municípios 2008

PIB per capita 4.607,99 Reais

Ensino - matrículas, docentes e rede escolar 2009

Matrícula - Ensino fundamental - 2009: 11.673 Matrículas

Matrícula - Ensino médio – 2009: 1.877 Matrículas

Docentes - Ensino fundamental - 2009: 730 Docentes

Docentes - Ensino médio – 2009: 170 Docentes

Serviços de Saúde 2010

Estabelecimentos de Saúde SUS: 24 estabelecimentos

Estatísticas do Registro Civil 2009

Nascidos vivos - registrados - lugar do registro 2.189 pessoas

Finanças Públicas 2008

Receitas orçamentárias realizadas - Correntes 42.851.536,01 Reais

Despesas orçamentárias realizadas - Correntes 36.374.211,15 Reais

Valor do Fundo de Participação dos Municípios - FPM 12.411.626,92 ReaisEstatísticas do Cadastro Central de Empresas 2008

Número de unidades locais: 214 Unidades

Pessoal ocupado: 2.139 Pessoas

IDH: 0,673

HISTÓRICO:

Em 1761, os hispânicos finalmente cederam e abandonaram as cachoeiras, entretanto, já haviam seduzido a gente do lugar. O sucessor de Joaquim de Melo e Povoas no governo da capitania do Rio Negro é o Ten. Gabriel de Sousa Filgueiras. Brilhante soldado dedicou-se com determinação a missão de incorporar definitivamente a região do Alto Rio Negro à coroa lusa. Neste mesmo ano, envia o capitão José da Silva Delgado com um pequeno destacamento para policiar o Alto Rio Negro. O Capitão Delgado instala-se no arraial em São Gabriel e, na Cachoeira Grande, junto ao Largo da Prefeitura, monta um armazém e constrói uma casa-forte na linha em frente. Forma-se em torno dele uma povoação reconhecida em 1833, com o nome de São Gabriel.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Em 03.09.1891 pela Lei Estadual n. 10, é criado o Município de São Gabriel da Cachoeira, com território desmembrado de Barcelos. Em 1930, o município é extinto, sendo seu território incorporado a Barcelos, mas em 1935, é definitivamente restabelecido. Em 31.03.1938, pelo Decreto-Lei Estadual n. 68, a sede do município recebe foros de cidade. Em 24.12.1952, pela Lei Estadual n.. 226, estabelece-se definitivamente a Comarca. Ao longo de sua história, o Município recebeu quatro denominações: São Gabriel da Cachoeira (1761), São Gabriel do Rio Negro (1891), São Gabriel e Ualpés (1943) e novamente o nome de origem, São Gabriel da Cachoeira, em 1966. A denominação do então povoado de São Gabriel da Cachoeira fundado em 1761, surgiu de uma justa homenagem prestada pelo seu fundador, o Capitão de granadeiros José da Silva Delgado, ao Tenente-Coronel Gabriel de Souza Filgueiras um dos nomes que se destacou na Capitania de São José do Rio Negro. Fez parte da primeira Junta Governativa da Capitania como comandante militar. Em 1760, o Tenente-Coronel Gabriel de Souza assumiu interinamente o Governo da Capitania, vindo a falecer em 1761, em Barcelos, vítima de moléstia adquirida em viagem nas proximidades de São Gabriel da Cachoeira. Segundo alguns historiadores, ao seu nome foi acrescida a expressão “Cachoeira”, devido ao número de cachoeiras existentes na região. Porém, é tradição e costume dos índios e caboclos da região de pospor a palavra “Cachoeira” e semelhantes, ao nome do acidente geográfico, como Pari-cachoeira, ao invés de Cachoeira de Pari, ou então, Urubu-lago, em vez de Lago do Urubu.

A Comarca de São Gabriel foi criada pela Lei n. 1.223, de 4 de janeiro de 1926. Devido à sua importância estratégica no território nacional, no final da década de 60, o Município de São Gabriel da Cachoeira foi enquadrado como área de segurança nacional, conforme a Lei Federal n. 5.449, de 1968. O Município foi reconhecido pela sua importância regional, podendo ser confirmado pela polarização que exerce na região do Rio Negro que envolve também os Municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. No município encontra-se sediada atualmente a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl) do Exército Brasileiro; o 5º Batalhão de Infantaria de Selva (5º BIS); a 21ª Companhia de Engenharia de Construção (21ª Cia E Cnst) e o Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de São Gabriel da Cachoeira (DTCEA-UA).

SIGNIFICADO DO NOME

Surgiu de uma justa homenagem prestada pelo seu fundador, o Capitão de granadeiros José da Silva Delgado, ao Tenente-Coronel Gabriel de Souza Filgueiras um dos nomes que se destacou na Capitania de São José do Rio Negro.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

3 de setembro.

ASPECTOS ECONÔMICOS


A economia do município gira em torno do funcionalismo público municipal, estadual e federal. O SETOR PRIMÁRIO, suas culturas (mandioca, açaí, cupuaçu, banana, abacaxi dentre outros) nada expressivas é apenas para subsistência e o pouco que sobra é comercializado pelo pequeno produtor na Feira localizada no centro da cidade, uma vez que o antigo mercado está desativado há muitos anos.

O pescado é oriundo de Manaus, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro e é vendido na Feira por atravessadores (especuladores) a preços altos, o que dificulta o seu consumo pela maioria da população que é muito pobre cuja renda depois do exercício das atividades de subsistência é complementada com os auxílios financeiros do governo federal (bolsa escola, bolsa família, seguro defeso dos pescadores etc).

O extrativismo ainda é uma atividade importante na economia do município, onde se revela o cipó titica e a piaçava. A pesca é considerada de subsistência. A pesca do peixe ornamental é pequena, praticamente insignificante em termos de economia, sendo praticada por dois ou três comerciantes, apenas como atividade de complemento de renda familiar.

A pecuária ainda em um setor em desenvolvimento, assim como a piscicultura e demais criações de animais.

O SETOR SECUNDÁRIO é insignificante, constituído de poucos estabelecimentos industriais onde se destacam algumas panificadoras e serrarias já incorporadas às instalações das marcenarias que têm dificuldades para operacionalização devido à obrigatoriedade de certificação, falta de plano de manejo e adequação às normas ambientais, fiscais e trabalhistas.

O SETOR TERCIÁRIO, por sua vez, é promissor, os comércios são diversificados e competitivos e muito prejudicados devido à grande dependência dos grandes centros, principalmente de Manaus, cuja dificuldade ainda é maior devido o município estar localizado numa região de difícil acesso físico e geográfico, o que torna o custo de vida alto para a população, ainda assim consegue ser expressivo em relação aos demais municípios da calha do Rio Negro, como Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

Ressalta-se que São Gabriel da Cachoeira por estar localizado numa região de tríplice fronteira do Brasil, Colômbia e Venezuela e ainda por estar mais próximos dos centros comerciais dos referidos países acaba funcionando como fornecedor abastecendo os municípios de fronteira como San Carlos na Venezuela e San Felipe na Colômbia. O município tem dois Bancos oficiais, o Banco do Brasil e o Bradesco, temos ainda os Correios e a Casa Lotérica que dentro de suas atividades próprias, tornaram-se instituições financeiras ainda que rotuladas da denominação de prestadores de serviços das instituições que representam, mas que prestam importantes serviços à população devido à falta de ampliação das agências dos bancos oficiais presentes neste município que já reclama a presença de outros bancos, como a Caixa Econômica Federal. O setor hoteleiro ainda é pequeno, com poucos hotéis, da mesma forma conta com poucos restaurantes apesar do município contar com enorme potencial turístico, o que certamente no futuro, acreditamos, será uma das principais atividades econômicas do município em conjunto com o setor de prestação de serviços e o da construção civil que mais cresce em todo o mundo.

ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS

Localização: A região conhecida como Cabeça do Cachorro é uma área situada no extremo noroeste do Brasil, Estado do Amazonas, em região de fronteira com a Colômbia. É assim conhecida por causa do desenho formado pela linha da fronteira brasileira com seus países vizinhos, que lembram o formato da cabeça daquele animal, quando está com a boca aberta. O município está situado a 90 metros acima do nível do mar, à margem esquerda do Rio Negro, um dos três maiores rios do mundo. É considerado o terceiro maior município do Brasil em extensão territorial, são 109.185 km², correspondentes a 7,18% da área total do Estado, dos quais mais de 80% são terras indígenas demarcadas e regularizadas. A extensão territorial de São Gabriel da Cachoeira é uma das maiores do país: 109.185 km². Essa área é maior do que os estados de Alagoas (27.767,66 km²), Rio de Janeiro (43.910,01 km²), Espírito Santo (46.077,52 km²), Paraíba (56.439,84 km²), Pernambuco (98.311,62 km²), Rio Grande do Norte (52.796,79 km²), Santa Catarina (95.346,18 km²) e Sergipe (21.910,52 km²).

Área Territorial: 109.185 Km²
Clima: Tropical, chuvoso e úmido.
Temperatura: Máxima de 32,6ºC e mínima de 21,5ºC.
Altitude: 90m acima do nível do mar.

Coordenadas Cartesianas: Situa-se a 0º 7’ 12” de latitude sul e a 67º 4` 55” de longitude a oeste de Greenwich.

Limites: Limita-se ao norte com a Colômbia e a Venezuela, ao sul e ao leste com o município de Santa Isabel do Rio Negro, ao sul com o Japurá e com a Colômbia. Boa parte do seu território é abrangido pelo Parque Nacional do Pico da Neblina, além das terras indígenas: Alto Rio Negro; Médio Rio Negro I, II e III; e Rio Téa. Os limites desta região do noroeste do Amazonas foram demarcados em 1907 pelo Tratado de Bogotá, que estabeleceu as atuais fronteiras entre a Colômbia e o Brasil. O local possui várias áreas demarcadas em favor das comunidades indígenas existentes no local.

População: 37.300 habitantes.

Distâncias: 852 quilômetros da capital, Manaus, em linha reta e 1.064 quilômetros por via fluvial.

Como chegar a Santa Isabel do Rio Negro

Acesso apenas por via aérea ou fluvial.

TRANSPORTE AÉREO

TRIP Linhas Aéreas: (97) 3471-2244.

Tanaka Navegações: Barcos/Balsas/Expresso: (97) 3471-1730.


AEROPORTO

O Aeroporto Regional de São Gabriel da Cachoeira ( ICAO: SJL/SBUA) está localizado no município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Suas coordenadas são as seguintes: 00°08'53.00"S de latitude e 66°59'09.00"W de longitude. Possui uma pista de 2600m de asfalto.

Fontes: Censo IBGE2010 - Alves, Edmar César. São Gabriel da Cachoeira – sua Saga, sua História. Editora Kelps. 2007. Site: www.kelps.com.br Site: www.ferias.tur.br – Portal Amazônia – Wikipédia, a enciclopédia livre - Portal Barcelos. A cidade de Barcelos (sua origem e significação) por Octaviano Mello - Portal Oficial do Governo do Estado do Amazonas.

  ©Nixon Braga - Advogado - Todos os direitos reservados.

Site Criado por: Frank Garcia | Topo